Morre o cantor Jair Rodrigues; causa da morte ainda é desconhecida

Jair Rodrigues estava com 75 anos

Faleceu nesta quinta-feira (08) o cantor Jair Rodrigues, um dos ícones da música brasileira, aos 75 anos. Segundo o portal G1, ele estava em sua casa em Cotia, São Paulo. A informação foi confirmada pela jornalista Fátima Bernardes, no programa “Encontro”, da Globo.

A causa da morte ainda não foi divulgada e a família do músico aguarda a chegada da perícia. Uma pessoa identificada como empregada doméstica da casa de Rodrigues, disse que “está todo mundo desesperado, porque ninguém estava esperando”. Ao G1 ela afirmou que o artista faleceu “provavelmente de um mal súbito”.


TRAJETÓRIA

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em 6 de fevereiro de 1939 em Igarapava (SP) e era casado com Claudine Rodrigues. Eles são pais de Luciana Mello e Jair de Oliveira, também cantores.

Jair Rodrigues despontou na carreira musical nos anos 1960, quando estourou nas paradas com um de seus maiores sucessos, “Deixa Isso Pra Lá”, cuja dancinha com as mãos é uma de suas marcas até hoje.

Em 1965, firmou parceria com outra grande cantora brasileira, Elis Regina, com quem comandou “O Fino da Bossa”, que obteve grande repercussão em sua exibição pela TV Record.

No ano seguinte, após uma elogiadíssima interpretação de “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo Barros, empatou com Nara Leão no II Festival de Música Popular Brasileira — Nara cantou “A Banda”, de Chico Buarque.

Ele fez tanto sucesso no festival que, a partir dali, iniciou turnês não apenas pelo Brasil como também internacionalmente.

Considerado o Rei da Música Negra, Jair Rodrigues, ao longo de sua trajetória, gravou raps, sambas, clássicos da música sertaneja como “Majestade o Sabiá” e “O Menino da Porteira”, dentre outros ritmos.

Irreverente, Rodrigues sempre foi visto como inspiração por sua vitalidade: mesmo com mais de 70 anos, surpreendia apresentadores de TV e público ao plantar bananeira ao vivo.