Novo “Fantástico” estreia com baixíssima audiência

Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt, apresentadores do “Fantástico”

Prometido desde agosto do ano passado, em razão do seu quadragésimo aniversário, o novo“Fantástico” estreou neste domingo (27) com modestos índices de audiência.

De acordo com dados preliminares, o “show da vida” registrou média de 17 pontos com pico de 19, ante 12 da Record, 9 do SBT, 5 da Band e 3 da RedeTV. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

A marca é superior aos 14 pontos da semana passada, recorde negativo histórico do programa, mas ainda assim distante do desejado pela Globo – algo acima dos 20 pontos.

NOVIDADES

O novo “Fantástico” entrou em cena sem alterar praticamente nada do piloto vazado na internet no início do mês. Agora, uma redação-estúdio com direito a palco e barzinho compõe o cenário da revista eletrônica. Interação é a palavra de ordem no “show da vida”.

Há um ambiente de sala de estar. Telas de touch screen são parte do novo cenário, que também conta com um robozinho, fanticons (os emoticons do programa), fantoches de cavalinhos e muita animação gráfica. As reuniões de pautas são gravadas durante a semana. A ideia é apostar num clima de reality show.

Semanalmente, um convidado participará de todo o processo de idealização do programa. Neste domingo, Thiago Fragoso marcou presença. Um show de Gilberto Gil gravado no estúdio da atração também foi ao ar. Assim como uma entrevista com o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, vazada junto com o piloto.

As grandes reportagens, marca do programa, perderam espaço, com exceção de uma experiência vivida pela repórter Lizzie Nassar , que passou 24 horas trancada no presídio de Catanduvas, no Paraná. À primeira vista, o jornalismo perdeu espaço para o entretenimento.